Fechar personalização de cores
Escolha sua cor favorita.
Você está aqui:  Página Inicial O que é Software Livre
O que é Software Livre PDF Imprimir E-mail

Um computador é uma máquina que executa operações. Um conjunto de operações forma um programa para o computador. O programa de computador é chamado software. Geralmente o software é desenvolvido por programadores que utilizam linguagens de programação para construi-lo.


Os primeiros computadores eram muito caros e existiam poucos. Antigamente, nos anos 60 e 70, os programadores compartilhavam seus códigos fontes uns com os outros, e assim todos podiam modificar o programa sendo possível partilhar as melhorias, as mudanças.


Quando o computador passou a ser comum - viável como produto - as coisas começaram a mudar. As empresas, os desenvolvedores e os programadores adotaram a estratégia comercial de não divulgação dos códigos-fontes dos softwares. Eles passaram a cobrar pelo software e impedir o compartilhamento e o acesso ao código- fonte.

Isso ficou tão comum que os desenvolvedores que queriam seguir trocando o software e deixá-lo livremente utilizável não conseguiram mais fazer isso, porque outros – da vertente mais comercial - roubavam o código-fonte, atribuíam um direito autoral sobre ele e passaram a cobrar pelo uso do mesmo.


Em 1984, um dos programadores de uma universidade americana, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), Richard Stallman, inconformado com a comercialização do conhecimento, fundou o Projeto GNU (GNU is Not Unix)* visando a criar uma plataforma de software totalmente livre; criou um instrumento de lei para quem quisesse garantir a liberdade do seu software. Este instrumento é chamado Licença GNU GPL (General Public License/ Licença Pública Geral). Um software com esse tipo de licença é um Software Livre  tem como característica a garantia das seguintes quatro liberdades:


• (liberdade n˚. 0) A liberdade de utilizar o programa para qualquer propósito;
• (liberdade n˚. 1) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Nesse sentido, o acesso ao código- fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
• (liberdade n˚. 2) A liberdade de redistribuir cópias, de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
• (liberdade n˚. 3) A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Novamente, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem para isso tenha que pedir permissão ao autor do programa.


Imagine que um programa para computador, um software, seja um bolo. Também para fazer um software você precisa de uma receita, ou seja, você precisa de um conjunto de instruções. Se você não possui a receita, a única coisa que você pode fazer é comprar o bolo pronto e, assim, ser dependente de quem o produz. Essa dependência é uma limitação da liberdade de você mesmo produzir o bolo, de modo que não é possível, por exemplo, alterar a receita colocando algo a mais que você gosta e depois poder compartilhá-la com os amigos e ainda saber o que tem dentro do bolo.
Se você tem a receita é possível compartilhar com os amigos e, talvez, alguém fará alguma mudança interessante criando um novo bolo. Ainda mais, se você gosta de fazer bolos e todo mundo gosta de comê-los, talvez você tenha encontrado uma boa atividade de renda.


Usar software livre é como passar - além do bolo como produto final - as receitas. Certamente, como não são todos que gostam de cozinhar, não são todos que vão desenvolver programas para computadores. Mesmo assim, quem não quiser cozinhar poderá usufruir do trabalho de, provavelmente, muitos cozinheiros. Quem sabe haja um na sua comunidade.


Agora vamos imaginar o Ponto de Presença como a cozinha de um restaurante. Além dos cozinheiros que são os desenvolvedores, temos ainda o ajudante de cozinheiro, o que num telecentro poderia ser um técnico. Sendo ele um ajudante de cozinheiro e tendo o acesso às receitas, terá muito mais facilidade em ajudar.


A mesma coisa acontece com o Software Livre. Normalmente, os Softwares Livres além de disponibilizar o código-fonte (as receitas), agregam pessoas em comunidades de apoio que criam documentação e oferecem apoio na Internet. É um sistema de suporte de ajuda horizontal e solidária, gerando redes de conhecimento e compartilhamento de informação.


O GESAC compartilha da filosofia do Software Livre, de seus objetivos e métodos.


A utilização do Software Livre para a inclusão digital tem grande importância, pois:


- Estimula naturalmente a difusão do conhecimento permitindo que mais pessoas tenham acesso às oportunidades abertas pelas novas tecnologias;
- Cria uma rede de compartilhamento de usuários no uso de softwares livres;
- Estimula o desenvolvimento da tecnologia nacional porque os desenvolvedores brasileiros podem criar soluções totalmente adaptadas à realidade nacional, a partir dos programas desenvolvidos pela comunidade mundial de programadores;
- Auxilia a estabilização da economia, pois não é mais necessário o envio de dinheiro ao exterior a título de compra e serviços de software proprietário;
- Incentiva o desenvolvimento de tecnologia local;
- Permite interagir e compartilhar soluções com sua comunidade, seja física ou virtual;
- O usuário não permanece dependente de novas versões/inovações de softwares proprietários  com preços abusivos que, eventualmente, apresentam incompatibilidades com versões antigas.

* GNU is not Unix pode ser entendido como  o GNU – projeto proposto pelo Stallman – não é o Unix. Naquela época, o programa que ele tinha feito parecia com o sistema proprietário Unix, mas não era. É uma espécie de brincadeira com as palavras, pois o Unix era um programa muito utilizado àquela data.


Mais informações sobre Software Livre consulte:


Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
Projeto GNU http://www.gnu.org/home.pt.html
Manifesto de Hipatia (em português) http://www.hipatia.info/mh.pt.html
Projeto Software Livre Bahia http://www.psl-ba.softwarelivre.org
Debian GNU/Linux http://www.debian.org

 

Voltar ao início do conteúdo